sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nas ondas da Austrália

por Horacio Guigou 

Nos últimos cinco anos, o número de turistas brasileiros cresceu 30% 

Mesmo do outro lado do mundo a Austrália é o destino favorito dos gaúchos. Já virou rotina nos aeroportos australianos o embarque de diversos adolescentes não só da região sul como do resto do Brasil. A proposta de um emprego bem remunerado, o estilo alternativo e jovial das praias em torno da capital Sidney e a fácil adaptação, são os principais atrativos para essa mudança de ares.

Diferente do Brasil, o mercado de trabalho australiano reconhece o valor da mão de obra pesada. O salário de um pedreiro australiano em média é de 40 dólares por hora, enquanto a remuneração de um brasileiro fica um pouco abaixo, mas mesmo assim muito acima do nosso. “Meu salário era de 25 dólares por hora, e trabalhava em media oito horas por dia”, afirma Lucas Pacheco, gaúcho que morou oito meses na Austrália trabalhando como pedreiro. A organização do país e o baixo índice de criminalidade, além do preço mais acessível em relação a intercâmbios para Europa, fazem da Austrália um destino ideal. “Com um curso de seis meses e visto de dez meses o pacote sai em torno de doze mil reais com direito a outros benefícios”, afirma  Luisa Fátima de Castro, dona da agência de viagens Portosul Turismo.

A terra do canguru também é reconhecida pelo cenário natural que impressiona, contando com mais de 10 mil parques ambientais e um conjunto de praias maravilhosas. “Acordar e ver o mar todos os dias é motivo de inspiração”, afirma Vinícius Urbanetto, atual morador de uma das praias mais lindas chamada Manly. Para os surfistas o lugar é um verdadeiro paraíso. Além das ondas incríveis na própria Austrália, o país é rodeado de ilhas como a Indonésia, praia perfeita para a prática do esporte. “Surfei praticamente todos os dias em que estive lá”, afirma Pacheco.

Se um dia o principal destino dos brasileiros era a terra do tio Sam e a famosa costa da Califórnia, agora é a vez de outro cenário ser o destaque. A Austrália mesmo estando tão longe remete os turistas à sua terra natal que, mesmo com seus problemas, deixa saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário